UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO COM USO DA METODOLOGIA ATIVA POGIL

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DATA : 01/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO COM USO DA METODOLOGIA ATIVA POGIL

PALAVRAS-CHAVES: Equilíbrio Químico. POGIL. Ensino de Química. Metodologias Ativas. Construtivismo

RESUMO: O tema equilíbrio químico contém explicações de uma variedade de fenômenos químicos e relaciona-se com outros conceitos fundamentais do campo epistemológico da Química. Entretanto, são conhecidas muitas dificuldades de aprendizagem, já amplamente relatadas na literatura. Apresentamos uma proposta de ensino que busca envolver o estudante no processo de aprendizagem de conteúdos deste tema, de modo participativo e colaborativo, explorando a autonomia intelectual e o pensamento crítico. O POGIL, do inglês – Process Oriented Guided Inquiry Learning (Processo de aprendizagem orientado por investigação guiada) foi a metodologia ativa utilizada na sequência de atividades planejadas para a sala de aula e laboratório. O estudo foi desenvolvido como uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos participantes o pesquisador e estudantes do 2º ano do ensino médio e técnico em segurança do trabalho da Escola Estadual Teônia Amaral, localizada no município de Florânia-RN. A coleta de dados foi realizada por meio de atividades, questionário, prova pedagógica e notas de campo. Os resultados evidenciaram uma participação ativa dos estudantes nas atividades propostas, onde eles apresentaram maior interação entre os colegas e com o professor, um maior nível de interesse e comprometimento nas atividades, bem como uma maior facilidade na construção do conhecimento. As atividades contendo questões com níveis crescente de complexidade, levando-se em consideração os conhecimentos prévios e as discussões realizadas ao final das atividades, apresentaram-se como promissoras para potencializar a compreensão dos aspectos qualitativos do equilíbrio químico. Em sua grande maioria, os estudantes foram capazes de atribuir caráter dinâmico ao equilíbrio químico, e apresentaram o entendimento de que reagentes e produtos coexistem no mesmo meio reacional. O produto educacional desta pesquisa é uma oficina pedagógica destinada a professores do Ensino Médio, que os habilita a conduzir as atividades propostas nesse trabalho.

MEMBROS DA BANCA:
Interno – 1804952 – FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
Presidente – 1298849 – MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Externa à Instituição – MARIA ELENIR NOBRE PINHO RIBEIRO – UFC
Interna – 1412709 – NEDJA SUELY FERNANDES