DEPOIMENTO DE EGRESSOS

Olá! Nesta página você encontra depoimentos dos egressos, com relatos sobre a importância do PROFQUI para a carreira do professor e o impacto em suas práticas pedagógicas.
.

“Ter feito o PROFQUI foi muito importante para mim, tanto dentro quanto fora da sala de aula. O conteúdo que aprendi no PROFQUI me possibilitou reconhecer a falta que a parte pedagógica faz e ser um educador muito mais completo e atento ao processo de ensino e aprendizagem. Tenho certeza de que, mesmo com 10 anos dentro da sala de aula, foi o PROFQUI que me deu a base para, realmente, me tornar um EDUCADOR. Mudou minha forma de ver o ensino e, consequentemente, a forma de praticá-lo.

 

Yuri Farias Tejo de Araujo
Turma 2018
Titulado em 22/12/2021 na UNESP


 

O sonho de um mestrado sempre esteve presente em minha vida, eu agarrei a oportunidade de fazer o PROFQUI como se fosse a minha última chance. Com alguns anos como professora de ensino médio, eu sentia a necessidade de uma atualização profissional, precisava de algo a mais na minha vida profissional. O PROFQUI contribuiu muito para que eu me sentisse desafiada a buscar um aperfeiçoamento e contribuir para uma educação de maior qualidade. E tenho percebido que este desejo tem se concretizado no dia a dia, eu realmente me refiz como professora e nos mínimos detalhes tenho colocado em prática aquilo que me proponho a fazer, inclusive na troca de experiência com colegas de profissão. Sei que ainda tenho muito para evoluir, no entanto estou caminhando para encontrar a melhor versão da profissional que sonho em ser, o PROFQUI teve um papel importante no incentivo e concretização das minhas aspirações.

 

Josiane Mágio dos Santos
Turma 2017
Titulado em 29/01/2021 na UNESP


 

“Entre os muitos fatores positivos do PROFQUI, quero destacar o comprometimento dos professores, o excelente nível dos materiais fornecidos ao longo do curso e com temas atualizados, e os momentos oportunizados de troca de experiências entre os mestrandos, o que enriqueceu o curso ainda mais. O PROFQUI veio realmente de encontro às minhas necessidades nas práticas diárias como professor de Química do ensino médio. Por isso, valeu muito à pena!”

 

Julio Mario de Oliveira
Turma 2018
Titulado em 20/07/2021 na UNESP


 

“Além do conhecimento adquirido, a troca de experiências com os demais colegas foi muito enriquecedor, já que ambos temos experiências de sala de aula. Além de trazer o título de mestre que pode contribuir profissionalmente.

 

Ana Paula Jacobasso Chamon
Turma 2018
Titulado em 21/07/2021 na UNESP


 

“O PROFQUI valeu à pena, pois pude conhecer novas pessoas e possibilidades metodológicas em sala de aula. Foi uma troca viva de experiências, onde houve aprendizado de todos (mestrandos e orientadores/professores). Pude expandir meu universo para a pesquisa na área de ensino.

 

Marcos Antonino Callegari
Turma 2018
Titulado em 28/07/2021 na UNESP


 

Quando procurei o PROFQUI, o procurei por necessidade de mudança. Sentia que precisava mudar minha prática em sala de aula, porém, não sabia como. O PROFQUI me ajudou na conquista do ferramental teórico e prático que garantiu a metamorfose de minha prática educativa. Processo difícil que envolveu o abandono do eu antigo para a construção de uma nova identidade docente, que envolveu grandes pressões para o concílio da vida pessoal, profissional e acadêmica. Mas, que ao final da jornada tornou-me melhor como ser humano e professor. Outro detalhe que merece destaque, é que o PROFQUI também permitiu a construção de belas amizades entre os discentes e professores. Amizades que serão carregadas para toda a vida.

 

Carlos Rodrigo Aravechia de Sá
Turma 2017
Titulado em 30/01/2020 na UNESP


 

“O PROFQUI UESB possibilitou primordialmente, a minha participação em congressos, palestras, troca de conhecimentos e qualificação. Com isso, ocorreu um novo estímulo para meu desenvolvimento profissional, com a busca de novas possibilidades para a prática pedagógica, proporcionando uma experiência inovadora com os estudantes, através da percepção que a química pode ser apreendida de forma diferente do ensino tradicional, uma vez que temos à nossa disposição recursos tecnológicos, lúdicos entre outros.”

 

Leydiane Trindade da Silva
Turma 2017
Titulada em 29/07/2019 na UESB


 

“Gostaria de expressar a minha gratidão ao Programa de Mestrado Profissional em Química de Jequié (PROFQUI/UESB), pela oportunidade de aprimoramento profissional na área em que atuo como docente do Colégio Estadual de Jequié. Enquanto professora licenciada em química, sempre existiu uma inquietação em relação a minha prática docente a qual foi desvendando-se durante o percurso no curso de Mestrado Profissional em Química. Ressalto aqui a relevância do PROFQUI em minha prática pedagógica, pois oportunizou-me revê-la e buscar meios para aprimorá-la. Gostaria de mencionar a importância de o programa de mestrado profissional em química oportunizar o desenvolvimento do nosso projeto de intervenção logo após o ingresso no curso, o que nos permite elaborar o projeto de pesquisa a partir das inquietações vivenciadas nas rotinas da nossa prática docente.

O trabalho desenvolvido na dissertação sobre o ensino interdisciplinar foi receptível por toda comunidade escolar, possibilitou um ensino inovador abrangendo outras áreas do conhecimento bem como profissionais de outras áreas de atuação. Devido ao momento de pandemia não foi possível dar continuidade ao trabalho interdisciplinar no colégio nesse ano letivo de 2020. A princípio tínhamos a intenção de implementar o projeto, entretanto, com o ano atípico vivenciado, a situação não permitiu dar continuidade nesse ano letivo atual. Todavia esse sonho, sem dúvida, será realizado no momento oportuno.

Por fim ressalto meus agradecimentos a todos os profissionais envolvidos no PROFQUI de Jequié que realmente se doaram a fim de que o curso acontecesse da melhor forma possível.

Minha Gratidão.”

 

Alba Consuelo Menezes Lima
Turma 2017
Titulada em 30/07/2019 na UESB


 

“Fiz o mestrado profissional em Química- Profqui, uma experiência ímpar na minha vida pessoal e profissional. Eu como docente de Educação Básica sempre me sentir desafiada a melhorar a minha prática pedagógica e participar continuamente da minha formação. O Profqui me possibilitou uma reflexão sobre o exercício da docência -, e não me afastar da sala de aula durante esse período contribuiu muito apara que eu tivesse um olhar mais atento para meu lócus de trabalho. Sou grata as trocas de experiências e os aprendizados que pude adquirir no mestrado, que com certeza por estar bem próximo a realidade da sala de aula, contribuiu de forma significativa para o exercício da minha profissão.”

 

Eliane Teixeira Souza
Turma 2017
Titulada em 29/07/2019 na UESB


 

“Foi de grande importância participar deste programa. Contribuiu profissionalmente para mim e dessa forma eu espero agora contribuir com a sociedade com uma nova proposta agregando essas práticas de processos de ensino-aprendizagem com esse aplicativo que ficará disponível para todos os professores de toda rede: municipal, federal, particular para agregar e inovar a prática docente”

 

Edmar Marinho de Azevedo
Turma 2017
Titulado em 31/01/2020 na UFAL


 

 “O PROFQUI é uma experiência muito gratificante. O PROFQUI é uma oportunidade muito diferenciada. Oportunidade de aprender, de compartilhar, de desenvolver novos materiais com meus alunos, de aprender na prática. Sou muito grata a Deus de ter passado pelo programa. Com certeza a minha vida profissional melhorou muito a partir de tudo que eu aprendi no PROFQUI”

 

Ivy Santos Soares
Turma 2017
Titulada em 19/12/2019 na UFAL


 

“Eu gostaria de agradecer a todos vocês pela oportunidade do curso. Me dediquei muito a esse curso por entender que seria o último. Aprendi muito com os colegas de curso e com todos os professores que compartilharam conhecimentos com alto nível e qualidade. Professores que se dedicaram e são elogiados por todos nós. Levo o conhecimento adquirido na instituição para o ensino Médio em busca de tentar melhorar também o nível Básico.”

Adriano de Almeida Cruz Filho
Turma 2018
Titulado em 21/08/2020 na UFRJ


 

“O PROFQUI foi para mim a realização de um sonho. Com quase 20 anos de magistério, já não acreditava mais na possibilidade de um mestrado em química, devido às dificuldades do dia a dia que vive um professor do ensino médio. O PROFQUI não foi para mim apenas uma atualização, mas também um aprofundamento no conhecimento químico. Hoje me sinto mais seguro diante de alguns temas e mais apto em desenvolver pesquisas e projetos. Uma carência na minha graduação se refere a escrita. No PROFQUI esse aspecto foi muito bem trabalhado. O conjunto de conhecimento adquirido no PROFQUI se reflete consequentemente na minha prática docente. Essa constatação já podia ser observada no decorrer do curso. Entretanto e infelizmente, assim como todos os seguimentos de nossa sociedade em 2020, a educação ficou muito sacrificada, devido à pandemia. O que dificultou a realização com meus alunos de alguns projetos inerentes especificamente à minha dissertação e também outros dos quais estão relacionados aos trabalhos desenvolvidos pelos meus colegas de classe. Como sugestão, penso que o PROFQUI deveria ser mais robustecido de aulas práticas, uma carência a meu ver, nos cursos de licenciatura.”

 

Alceir Marchon
Turma 2017
Titulado em 20/06/2020 na UFRJ

 


 

“A entrada no programa de mestrado veio como a realização de um sonho, principalmente por ser no formato profissionalizante, onde seria possível conciliar a sala de aula, com a vida na Universidade. Como profissional, o programa de mestrado ampliou muito a minha visão das ciências e possibilitou o aprofundamento de muito conceitos que vi de forma muito superficial na graduação. Minha forma de dar aula mudou completamente, bem como o meu perfil como pesquisadora da área da educação, diferenças essas, visíveis até para os alunos, que notaram a diferença da minha atuação antes do programa e depois.”

 

Luana Aparecida Matsunaga
Turma 2017
Titulada em 31/01/2020 na UFMS


 

“Foi um período de reflexões, crescimento e aprendizagens. Precisava de um novo olhar para que que pudesse instigar meus alunos a pensarem sobre a química de maneira curiosa e relevante. Que a sala de aula fizesse sentido. E o PROFQUI me ajudou com os aprofundamentos e linguagens.”

 

Leufa Martins Fernandes de Almeida
Turma 2017
Titulada em 16/12/2019 na UFMS


 

“O PROFQUI possibilitou-me aumentar os conhecimentos na parte conceitual dos conteúdos de Química, bem como aperfeiçoar a minha prática pedagógica em sala de aula. Através das aulas que tivemos no decorrer do mestrado e também por meio da aplicação do Produto Educacional elaborado no Programa tivemos acesso a várias ferramentas pedagógicas e novas metodologias de ensino que contribuíram muito para a melhoria da qualidade da prática docente. Pôde-se perceber um aumento no interesse dos estudantes pelas aulas de Química e também a construção de um aprendizado mais significativo por parte dos mesmos no tocante aos conteúdos químicos trabalhados. Acredito que o PROFQUI se constitui numa oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento profissional para nós docentes e também para melhorar a qualidade da educação, em especial a educação pública”.

 

Elenice Felimberti Gonzatto
Turma 2018
Titulada em em 15/12/2020 na UFRGS

 

 


“Eu, Geni dos Santos Maria, ex aluna do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI, ingressante em 2017, e professora da rede pública estadual de Ensino Médio, declaro que foi de grande valor a formação adquirida neste curso. Há muito pensava em realizar uma pós-graduação na minha área de atuação profissional, porém a rotina e as exigências burocráticas do trabalho de professora ocupavam toda a minha agenda.

A proposta de fornecer tempo e espaço para a formação continuada de professores, na modalidade semipresencial, com aulas nos finais de semana, foi crucial para que eu ingressasse e concluísse o curso. Além disso, durante a realização do mesmo, pude atualizar a formação adquirida na graduação e conhecer novas abordagens didáticas e pedagógicas que muito auxiliaram o meu trabalho durante o mestrado e certamente continuarão a dar suporte a minha carreira.

             Meus sinceros agradecimentos à CAPES.”

 

Geni dos Santos Maria
Turma 2017
Titulada em 24/06/2020 na UFRGS


 

“O PROFQUI me proporcionou rever e aprofundar conhecimentos sobre muitos conteúdos trabalhados em sala de aula que, muitas vezes, estavam sendo vistos de forma rasa e desconexos. O desenvolvimento da pesquisa e do produto educacional me permitiu maior reflexão e apropriação de conhecimento sobre um tema especialmente difícil aos alunos do Ensino Médio, permitindo que novas abordagens fossem adotadas e refletindo em melhores resultados dos alunos. Percebo que ter sido aluna do PROFQUI/UFRGS, dos professores desta instituição, me permitiram modificar minha prática pedagógica dentro da sala de aula por tudo que aprendi e por tudo que desenvolvemos durante o curso. É notório que estou mais segura em trabalhar uma gama maior de conteúdos com meus alunos, além de incrementar várias práticas didáticas diferentes, as quais foram aprendidas durante o programa. Também percebo maior engajamento dos alunos nas atividades que tenho desenvolvido e, consequentemente, melhores resultados nas avaliações propostas. O PROFQUI, sem dúvida alguma, me ajudou muito a me tornar uma professora melhor, ainda em construção, mas muito diferente e melhor do que eu era antes de cursá-lo.”

 

Rochele da Silva Fernandes
Turma 2017
Titulada em 05/08/2019 na UFRGS


 

“Cursar o ProfQui me deu a possibilidade de refletir e melhorar a minha prática profissional. Pude sanar algumas lacunas da minha formação inicial e tenho mais segurança para construir meu próprio material didático, voltado para a região onde atuo.”

 

Gisele do Livramento
Turma 2017
Titulada em 03/07/2020 na UFRGS


 

“Fui aluno da primeira turma do PROFQUI-UFRGS, concluí o curso em 2019 e venho através desta mensagem realizar um reconhecimento ao programa. O componente de Química na Educação Básica carece de profissionais com a formação específica (licenciatura em Química), quanto mais especialização, mestrado ou doutorado na área. Esse é um fator que prejudica o desenvolvimento desta ciência pois não proporciona qualidade nas aulas. O programa possui exatamente esse objetivo e cumpre muito bem esse papel, tendo em vista que possui professores qualificados e identificados com a formação de professores.

O programa cumpre outra função social muito importante. Existem muitos professores formados a mais tempo, como eu, que não viveram esse advento das oportunidades de publicações, mestrados e doutorados, que não podem ficar esquecidos na formação mínima de graduação, ou quando muito alguma especialização, tendo em vista que atuam na educação básica, que merece professores qualificados, sobretudo a educação pública que é uma importante ferramenta de mudança social. O programa, através do seu processo de seleção que não exige publicações, inclui profissionais interessados e com vontade de melhorar sua prática e seu conhecimento, mas que por trabalhar 60h semanais para sobreviver com os salários atuais não possuem tempo para publicações.

Não há dúvidas que a melhora na qualidade da educação básica passa pela qualificação dos profissionais, muito mais que pela contratação de plataformas digitais como tem sido a opção de governantes.

Afirmo que a minha prática mudou para melhor não só pelo estudo de diferentes metodologias, estudo mais aprofundado dos conhecimentos químicos, mas pela qualidade dos professores e pela atmosfera de estudo, pesquisa e debates que a UFRGS proporcionou. Minha aula hoje é muito mais qualificada em termos de aprofundamento do conhecimento químico, interdisciplinaridade com conhecimentos de outros componentes, bem como metodologias que garantem maior aprendizado aos alunos.

O programa trouxe incentivo para ir além, não pretendo ficar somente no mestrado e me afirmou ainda mais como professor da educação básica.

Sou muito grato e desejo vida longa ao programa para que mais professores de química possam ter a oportunidade que eu tive.”

 

Junior Alessandro Freddi
Turma 2017
Titulada em 04-10-2019 na UFRGS


 

O mestrado em Uberaba a partir do Profqui foi importantíssimo para minha formação e como experiência de vida. Pude crescer muito com novos conhecimentos, experiências junto aos professores e colegas da turma. A recepção dos professores foi perfeita ao longo de todo mestrado. Na minha orientação tive […]. Eles me ajudaram em toda a pesquisa e sempre estiverem prontos a tirar qualquer dúvida. Só tenho a agradecer a formação e experiências que tive no mestrado profissional em Uberaba-Profqui. Atualmente fui aprovado no Doutorado em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia do Mackenzie e tudo graças ao Mestrado da UFTM e apoio dos professores […]. Meu muito obrigado a todos!!!!

 

Bruno Pereira Diniz
Turma 2017
Titulada em 17/05/2019 na UFTM


 

Minha história com o PROFQUI começou no final do primeiro semestre do ano de 2018, quando pleiteei uma das vagas do edital do programa de mestrado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, polo de Uberaba-MG. Lembro-me como se fosse hoje, o primeiro momento de encontro durante o processo seletivo para ingresso no programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. A recepção de cordialidade/respeito/afeto do Prof. […], com os alunos que iriam concorrer às vagas disponíveis. Lembro também da recepção durante o momento de realização da matrícula no programa de Mestrado, a gentileza da Técnica-administrativa […], em um gesto de encorajamento me disse uma frase “Esses dois anos de Mestrado vai passar rápido, você vai ver”. Apesar dos incansáveis quilômetros percorridos toda semana para participar das aulas, hoje digo, passou muito rápido como num piscar de olhos. A partir desse momento, procurei interagir ao máximo durante realização das disciplinas, conciliando trabalho/estudo e família. Consegui cumprir o compromisso/pontualidade com as aulas, nessa perspectiva pude ampliar conhecimentos/conteúdos/experiências. Além de possibilitar a publicação de vários trabalhos em eventos/congressos científicos, onde tive oportunidade de conhecer vários estudiosos e pesquisadores da química, cidades e universidades. A conclusão do mestrado foi à realização de um sonho que pretendo dar continuidade num futuro próximo, ingressar e concluir o doutorado. O PROFQUI contribuiu na minha formação acadêmica e profissional, percebi uma melhora significativa na prática docente. Dessa forma, posso desempenhar melhor meu trabalho na sala de aula. Posso dizer que valeu a pena todo esforço e dedicação! Não posso deixar de agradecer aos professores do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFTM-Uberaba), […], na condução de suas disciplinas de forma agradável, pautada em sólidos conhecimentos.

 

Marlon Max dos Santos Silveira
Turma 2018
Titulada em 19/06/2020 na UFTM


 

O PROFQUI/UFTM foi um curso que me agregou conhecimento profissional e pessoal. O corpo docente é super qualificado, parabéns à todos os envolvidos pela sabedoria e condução espetacular do curso. Simplesmente foi desafiador e muito satisfatório realizá-lo.

 

Nara Fernandes Leite da Silva
Turma 2017
Titulada em 30/08/2019 na UFTM


 

O PROFQUI/UFTM me fez ver a Educação com outros olhos. Abriu muito meu campo de conhecimento e me deu oportunidade de almejar novos horizontes, tudo isso graças ao apoio e incentivo dos excelentes professores. Uma grande equipe de profissionais foi formada. Meu muito obrigado a todos os docentes, coordenador e a secretária.

 

Sérgio de Oliveira Freitas
Turma 2017
Titulada em 22/11/2019 na UFTM


 

Sou professora atuante em sala de aula, desde 2005, ministrando aulas na rede pública estadual do estado do Rio de Janeiro. Desde que conclui minha graduação em Química sempre desejei e me interessei por atualizações e qualificações, visando uma ampliação dos meus conhecimentos na área e a descoberta de novas estratégias e metodologias para o processo de ensino e aprendizagem. O mestrado sempre foi um sonho… que se tornava distante cada vez mais… pelo fato de na minha região não ser ofertado até então, uma especialização que fosse compatível com minha disponibilidade profissional, pessoal e até financeira. O PROFQUI – UFV foi, com certeza, uma das minhas melhores conquistas! Através do programa, vivenciei momentos de muita aprendizagem, tanto teórica quanto prática, que ficarão eternizados em minha vida, auto estima, na minha didática de ensinar e no despertar de novos sonhos na carreira.

Gratidão eterna à Universidade, à coordenação, corpo docente e todos amigos que contribuíram para meu sucesso!

 

Patrícia Amaro Falci
Turma 2017
Titulada em 15/06/2019 na UFV


 

“Ao me formar em Química Na UFPR no ano de 2000, foquei e me dediquei por mais de 16 anos em trabalhar duro na formação cidadã e científica de meus alunos. Julgo ter dado excelente contribuição nesta construção por parte desses inúmeros adolescentes e jovens.  No entanto, fui percebendo que precisava me reinventar e renovar minhas técnicas e práticas pedagógicas, quando então, entrei no Mestrado profissional do PROFQUI em 2017 na mesma Universidade que havia me graduado.

Após esses longos anos fora da academia pude como que me “reabastecer” com as aulas teóricas revendo e aprofundando conhecimentos importantes para minha prática docente. Atividades diferenciadas, lúdicas e experimentais para tornar o ensino desta ciência mais atraente e interessante aos alunos. Discussões de temas relevantes à ciência, nossa sociedade e claro pertinentes a serem trabalhados com os alunos. Enfim, fazer o PROFQUI foi para mim como dar um “upgrade” em minha carreira e nas minhas práticas docentes do dia a dia.”

Ozair da Silva Mota
Turma 2017
Titulada em 28/08/2019 na UFPR

 


 

“A partir da minha experiência formativa no PROFQUI, desenvolvi a capacidade de pensar o processo de ensino e aprendizagem de uma forma mais ampla. Pude entender a importância, de em minha prática pedagógica, não ser um mero reprodutor de informações. Conscientizei-me de que é fundamental valorizar o papel ativo dos estudantes, proporcionando situações de aprendizagem que contribuam neste sentido. As teorias de aprendizagem estudadas, as metodologias e os recursos tecnológicos desenvolvidos no PROFQUI, sinalizam para a importância de se pensar uma educação que contribua para formar um cidadão crítico, reflexivo e transformador de sua realidade. Na medida em que o PROFQUI me trouxe respostas para algumas de minhas inquietações, outras inquietações surgiram. Estas, por sua vez, me despertaram a continuar minhas pesquisas em educação. Identifiquei que além de ressignificar a minha prática docente, o PROFQUI contribuiu para despertar o meu interesse em me tornar um pesquisador em ensino. Este interesse me conduziu a aprovação no processo seletivo de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande Norte. Sou imensamente grato ao PROFQUI, e de uma forma especial ao corpo docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por me fornecer as ferramentas necessárias para enxergar e ir além.”

Luiz Fernando Pereira
Turma 2017
Titulado em 01/08/2019 pela UFRN