Dissertações

  • 27/06/2019 ORIGAMI ARQUITETÔNICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A COMPREENSÃO DE GEOMETRIA ESPACIAL DE MOLÉCULAS

    Autor: NILTON CLAUDIO MAIA
    UFRN



    Download

    Material complementar à minha dissertação. Link: Produto RESUMO:
    Nesta pesquisa, foram elaboradas e construídas pranchetas de origami arquitetônico aplicáveis como recurso didático, tendo como objetivo adicional avaliar sua potencialidade como ferramenta educacional no ensino de Geometria Molecular. A pesquisa fundamentou-se em alguns referenciais teóricos: a Teoria Sócio interacionista de Vygotsky, Teoria geral dos signos de Charles Peirce e nas contribuições de pesquisadores da Educação Química. Optou-se metodologicamente por uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Os dados foram recolhidos a partir do acompanhando da proposta pedagógica, que incluiu a aplicação de questionários, inicial e final, a toda a turma, a observação de atividades propostas nas pranchetas, realização de atividade experimental com origami, notas de campo, questionário de satisfação do material e um teste duas semanas depois, para verificação da memória de longo prazo. Os resultados demonstraram a priori, que ao se aplicar a metodologia com este material didático em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Morada Nova - CE foi possível verificar, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, que estes avançaram em sua aprendizagem. Desse modo, a maioria deles atingiu uma aprendizagem consistente sobre o tema, desenvolvendo habilidades espaciais, tais como, rotacionar mentalmente uma molécula no espaço, transpor ou traduzir uma representação de moléculas 2D para 3D e vice-versa, além de perceber algumas relações entre propriedades das moléculas e geometria molecular. Os alunos participaram com entusiasmo das atividades e apresentaram boa cooperação ao trabalhar em grupo, compartilhando dúvidas e experiências com seus pares. A presença do professor como mediador nesse processo, foi de fundamental importância para a correta utilização do material didático e aprofundamento do tema desenvolvido.
  • 06/06/2019 Uso de vídeos como recurso didático para o ensino das Funções Orgânicas Oxigenadas no Ensino Médio

    Autor: Allan Rangel Campos 
    UFRJ
    Download
    Material complementar à minha dissertação. Link: Produto
  • 17/05/2019 Experimentação no ensino de células galvânicas utilizando o método jigsaw

    Autor: Bruno Pereira Diniz
    UFTM
    Download Material complementar à minha dissertação. Link: Produto
  • 13/4/2019 - Primeira defesa do PROFQUI DESENVOLVIMENTO DE TITULADOR AUTOMÁTICO BASEADO NA PLATAFORMA OPEN SOURCE ARDUINO COMO FERRAMENTA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA

    Autor: ITERLANDES MACHADO JUNIOR
    Universidade Federal de Viçosa
    Download

    Material complementar à minha dissertação. Link: https://youtu.be/mEkzs_sjXo4