Disciplinas
O Currículo do PROFQUI é composto de 9 (nove) disciplinas obrigatórias, perfazendo um total de 24 créditos, 360 horas, no curso:
três (03) disciplinas obrigatórias relacionadas aos conteúdos básicos de Química;
uma (01) disciplina obrigatória relacionada ao desenvolvimento dos fundamentos teóricos e metodológicos no uso de tecnologias [ferramentas] computacionais e de comunicação, e desenvolvimento de kits para uso em sala de aula;
uma (01) disciplina obrigatória visando os Fundamentos Metodológicos para a Pesquisa em Ensino de Química;
quatro (04) disciplinas obrigatórias em formato de seminários que discuta aspectos didático-pedagógicos, destacando visões contemporâneas de ensino, aprendizagem e avaliação com foco no Ensino da Química;
uma (01) disciplina obrigatória relacionada à Redação e Defesa.
Detalhamento das disciplinas
ABORDAGENS TECNOLÓGICAS ATUALIZADAS PARA O ENSINO (ATE) – OBRIGATÓRIA – CARGA HORÁRIA – 60
Tecnologia digital, produto educacional e contemporaneidade. O mundo conectado. Cibercultura. Aplicativos, recursos e ferramentas. Mediação e mobilidade. A perspectiva histórico-cultural. Mediação semiótica. Modalidades e meios mediais. Meios e suporte tecnológico para a difusão da ciência. Educação e mobilidade. Mídia e internet. O rádio na educação. O potencial e os limites das redes sociais. Cinema e educação. Tecnologia e novas estratégias de avaliação.
REFERÊNCIAS
- BARBA, C.; CAPELLA, S. Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Artmed, 2012.
- CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 4. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2000.
- COTTON, B., OLIVER, R. Understanding Hypermedia. New York: Phaidon, 1999.
- ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
- GILBERT, J. Visualization in science education. New York: Springer,
- GUPTA-BOHOWON, M. et. Al. Chemistry Education in the ICT age. New York: Springer, 2009.
- HABRAKEN, C. L. Integrating into Chemistry Teaching Today’s Student’s Visuospatial Talents and Skills, and the Teaching of Today’s Chemistry’s Graphical Language. Journal of Science Education and Technology, v. 13, n. 1, 2004.
- HALL, Stuart. Codificação/Decodificação. In: Hall, S.; Sovik, L. (Orgs.). Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003b. p. 365-381.
- HALL, Stuart.. Encoding/decoding. In: HALL, S. et al. Culture, media, language. Hutchinson: Centre for Contemporary Cultural Studies (Ed.), 1980. p. 128-138.
- HOKYOUNG, R.; PARSONS, D. Innovative mobile learning. New York: Hershey, 2009.
- KRESS, G. Multimidality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.
- G. et. Al. Multimodal teaching and learning. London: Continuum, 2001.
- LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: 34, 1999.
- MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas. 12ª Ed. 2014.
- MESZAROS, I. O Poder da ideologia. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2004.
- MORAES, D. Crítica da mídia e hegemonia cultural. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2016.
- MORAN, J. M. Ensino e educação de qualidade. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2004. Disponível em: <http:// www.eca.usp.br/prof/moran/qual.htm>. Acesso em: 05 abr. 2012.
- NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
- RENDUELES, César. Sociofobia: mudança política na era da utopia digital. São Paulo: SESC, 2016.
- SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora, visual, verbal. Aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
- SHA, L.; LOOI, C.-K.; CHEN, W.; ZHANG, B. H. Understanding Mobile Learning from the Perspective of Self-Regulated Learning. Journal of Computer Assisted Learning, v. 28, n. 4, 2012.
- SOUZA, R. R. ; ALVARENGA, L. A web semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 1, p. 132-141, jan./abr. 2004.
- TONDEUR, J.; SCHERER, R.; BARAN, E. Teacher educators as gatekeepers: preparing the next generation of teachers for technology integration in education. British Journal of Educational Technology, v. 50, n. 3, p. 1189-1209, 2019.
- ULTAY, N.; CALIK, M. A Thematic Review of Studies into the Effectiveness of Context-Based Chemistry Curricula. Journal of Science Education and Technology, v. 21, n. 6, 2012.
- VANSLAMBROUCK, S. et. Al. Students’ motivation and subjective task value of participating in online and blended learning enviroments. Internet and Higher Education, v. 36, p. 33-40, 2018.
- VEIGA-NETO, Alfredo. Usando Gattaca: ordens e lugares. In: TEIXEIRA, Inês Assunção C. & LOPES, José S. M. (org.). A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 67-. 82.
- VIRÍLIO, Paul. A arte do motor. São Paulo: Estação Liberdade.1996b, 134p.
- Estética da Desaparição. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2015.
- VYGOTSKY, L. A. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
- Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- WONG, L. -H.; CHEN, W.; JAN, M. How Artefacts Mediate Small-Group Co-Creation Activities in a Mobile-Assisted Seamless Language Learning Environment. Journal of Computer Assisted Learning. v. 28, n. 5, 2012.
SEMINÁRIOS WEB-1, 2, 3 4 – OBRIGATÓRIA – CARGA HORÁRIA: 15
Correspondem a quatro disciplinas de 15 horas cada, sendo ofertada uma em cada semestre do PROFQUI. Os seminários poderão ter abrangência local, regional, ou nacional, dependendo do interesse e da agenda proposta em cada semestre.
Conteúdo Programático
Serão tratados temas atuais de relevância científica e social para a química e sua transposição como disciplina para o ensino básico: História e Filosofia da Química, Dependência Química e Saúde, Química e sua divulgação, Química e seu papel no desenvolvimento social. Apresentação de projetos de pesquisa da dissertação, realização de prévias da dissertação e apresentação dos produtos educacionais desenvolvidos pelos mestrandos também podem estar contemplados entre os seminários ministrados.
QUÍMICA 1: ORIGEM DOS ELEMENTOS E MOLÉCULAS – OBRIGATÓRIA – CARGA HORÁRIA: 60
A formação dos elementos químicos. A constituição da matéria. Mendeleyev e o Universo dos elementos. A formação das moléculas. As interações matéria e energia. Panoramas da Química através da Tabela Periódica: dos metais aos não metais, das bases aos ácidos. Os estados da matéria e suas transformações. Formas de energia e seu papel nas mudanças de estado e nas transformações químicas.
Conteúdo Programático
- Teoria do Big Bang
- Nucleossíntese
- Química e evolução da Terra
- Constituição da matéria / Natureza Ondulatória
- O átomo nuclear e a existência do núcleo
- Estrutura Eletrônica
- Noções básicas sobre mecânica quântica
- Relação de incerteza de Heisenberg
- Dualidade onda-partícula
- Números quânticos
- Orbitais atômicos
- Princípio da exclusão
- Mendeleev e o universo dos elementos
- História da construção da tabela
- Propriedades periódicas
- Elementos Metálicos e semi-metálicos, não metálicos
- Ligações químicas
- História da ligação química
- Natureza da ligação química
- Abordagem quântica
- Ligações múltiplas
- Basicidade e acidez
- Formas de energia
- Energia e estados da matéria
- Termodinâmica e equilíbrio
- Variação da energia livre e sua relação da constante de equilíbrio
- Termoquímica
REFERÊNCIAS
- MAAR, Juergen H. Pequena História da Química: Primeira Parte – Dos primórdios a Lavoisier, 1ª Ed. Florianópolis: Papa livros, 1999
- MAAR, Juergen H. Pequena História da Química: – Segunda Parte – de Lavoisier ao Sistema Periódico, 1ª Ed. Florianópolis: Papa livros, 2011
- TOMA, H. E., Coleção de Química Conceitual: 1. Estrutura atômica, ligações e estereoquímica; 2. Elementos químicos e seus compostos. Editora Blucher, SP. 2012.
- FILGUEIRAS, C. A. 200 anos da teoria atômica de Dalton. Quim. Nova na Escola, n.20, 38-44. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a07.pdf
- Estrutura da matéria: uma visão molecular. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, v. 4, 2001. http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/
- Representação estrutural da matéria. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, v. 7, 2007. http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/
- Bibliografia de artigos específicos e revisões da Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Virtual de Química e QNINT.
QUÍMICA 2: PILARES DA QUÍMICA OBRIGATÓRIA – CARGA HORÁRIA: 60
Interações atômicas e moleculares. Energia e reações químicas. Solubilidade. Fotossíntese. Respiração. Combustão. Relações estrutura – propriedades. Panoramas da Química: dos redutores aos oxidantes.
Conteúdo Programático
- Interações atômicas e moleculares. Forças intermoleculares e seus efeitos na temperatura de ebulição, estrutura e densidade de sólidos. Interações iônicas, Interações dipolo-dipolo, Interações de dispersão, Ligações de hidrogênio. Interferência de fatores ambientais.
- Solubilidade dos compostos orgânicos, inorgânicos e covalentes. Solubilidade em processos biológicos. Métodos de separação de misturas. Determinação do teor de etanol na gasolina por solubilidade em água.
- Relações estrutura – propriedades. Estudo de substância e mistura (partir do mundo macroscópico para só depois contextualizar o microscópico das estruturas). Propriedades dos sólidos, líquidos e gases. Sólidos moleculares, reticulares e amorfos. Diversidade estrutural do carbono na formação de compostos. Metais, ligas metálicas, semicondutores e cerâmicas.
- Energia, Fotossíntese e Respiração. Energia nuclear, química, térmica, termoelétrica e aproveitamento de energia. Química dos combustíveis (tipos de combustíveis e suas fontes). Interferência de fatores ambientais na fotossíntese. Fotossíntese como fonte de biomassa. Ciclo dos elementos carbono, nitrogênio e oxigênio. Água.
- Panoramas da Química: dos redutores aos oxidantes. Definições. Número de oxidação. Potenciais eletroquímicos. Pilhas e baterias. Célula de combustível. Galvanização. Corrosão. Eletrólise. Exemplos de processos de oxirredução da rotina diária.
REFERÊNCIAS
- Treichel, P.J.; Kotz, J. C.; Química Geral e Reações Química vol.1, Editora Cengage Learning, 2009
- TOMA, H. E., Coleção de Química Conceitual: 2. Energia, Estados e Transformações Químicas Editora Blucher, SP. 2012.
- Voet, D. Bioquímica, Editora Artmed, 2013
- Loreto, E. L. S.; Sepel, L. M. N. Fluorescencia da Clorofila, Orbitais e Fotossíntese: atividades práticas integrando conceitos de Química, Física e Biologia, Revista Brasileira de ensino de Bioquímica, 2013, 1, 26-36.
- Fotossíntese: um tema para o ensino de ciências? Química nova na escola, 2000, 12, 24-29 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a06.pdf
- A química do Corpo Humano: Tensão Superficial nos Pulmões ? Química nova na escola, 2002, 3-5. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A02.pdf
- Martins, C. R Lopes, W. A.; Andrade, J. B. Quim. Nova, 2013, 1248-1255.
- Cangemi, J. M.; dos Santos, A. M.; Claro-Neto, S. Poliuretano: de travesseiros a preservativos, um polímero versátil. QNESC 31(3), 159 (2009).
- Da Silva, C. N.; Lobato, A. C.; Lago, R. M.; Cardeal, Z. L.; Quadros, A. L. Ensinando a química do efeito estufa no ensino médio. QNESC 31(3) 268 (2009).
- Barros, H.L.C. Processos endotérmicos e exotérmicos: uma visão atômico-molecular QNESC 32(4) 241 (2009).
- Barbosa, A. B.; da Silva, R. R. Xampus. QNESC 2, 3 (1995).
- Cangeli, J.M.; Santos, A.M.; Claro-Neto, S. Biodegradação: uma alternativa para minimizar os impactos decorrentes dos resíduos plásticos. QNESC 22, 17 (2005).
- Dazzani, M.; Correia, P.R.N.; Oliveira, P.V.; Marcondes, M.E.R. Explorando a química na determinação do teor de álcool na gasolina. QNESC 17, 43 (2003).
- Fragal, V. H.; Maeda, S. M.; Palma, E. P.; Buzatto, M.B.P.; Rodrigues, M.A.; Silva, E.L. Uma proposta alternativa para o ensino de eletroquímica sobre a reatividade dos metais. QNESC 33(4) 216 (2011).
- Kawasaki, C.S.; Bizzo, N.M.V. Fotossíntese – um tema para o ensino de Ciências? QNESC 12, 24 (2000).
- Martins, C.R.; Lopes, W.A.; Andrade, J. B. Solubilidade das substâncias orgânicas. Química Nova 36(8), 1248 (2013).
- Rezende, W.; Lopes, F. S.; Rodrigues, A. S.; Gutz, I. G. R. A efervescente reação entre dois oxidantes de uso doméstico e a sua análise química por medição de espuma, QNESC 30, 66 (2008).
- Rocha, W.R. Interações intermoleculares. QNESC 4, 31 (2001).
- Rosa, N. A.; Afonso, J. C. A química da cerveja. QNESC 37(2), 98 (2015).
- Sanjuan, M.E.C.; dos Santos, C. V.; Maia, J. O.; Silva, A. F. A.; Wartha, E. J. Maresia: uma proposta para o ensino de eletroquímica. QNESC 31(3) 190 (2009).
- Santos, A.P.B.; Pinto, A.C. Biodiesel: uma alternativa de combustível limpo. QNESC 31(1) 58 (2009).
- Sartori, E. R.; Batista, E. F.; Fatibello-Filho, O. Escurecimento e limpeza de objetos de prata – um experimento simples e de fácil execução envolvendo reações de oxidação-redução QNESC 30, 61 (2008).
- Silva, V. A.; Benite, A. M. C.; Soares, M.H.F.B. Algo aqui não cheira bem…a química do mau cheiro QNESC 33(1) 3 (2011).
- Wan, E.; Galembeck, E.; Galembeck, F. Polímeros sintéticos. Cadernos Temáticos de QNESC, Edição especial, maio 2001, pag. 5.
- A química do corpo humano: Tensão superficial dos pulmões? Química nova na escola, 2002, 3-5. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A02.pdf
- Loreto, E. L. S.; Sepel, L. M. N. Fluorescencia da Clorofila, Orbitais e Fotossíntese: atividades práticas integrando conceitos de Química, Física e Biologia, Revista Brasileira de ensino de Bioquímica, 2013, 1, 26-36.
QUÍMICA 3: QUÍMICA DA VIDA, AMBIENTE E MATERIAIS – OBRIGATÓRIA – CARGA HORÁRIA: 60
A Química da vida, ambiente e materiais de fontes fósseis e renováveis. Inter-relações química-física-biologia-matemática. Tecnologias convergentes e sustentabilidade. O setor industrial químico. A percepção da química pela sociedade. A contribuição cientifica e tecnológica da Química (Brasil e Global) para melhoria da qualidade de vida. Nanociência e nanotecnologia.
Conteúdo Programático:
A PERCEPÇÃO DA QUÍMICA PELA SOCIEDADE: Tópicos que tragam a abordagem do porquê o conteúdo de química na sala de aula seja tão distante do cotidiano do aluno. Apresentar a relação direta dos conteúdos vistos em sala de aula e atividades diárias levando o aluno a desenvolver um olhar clínico no seu dia a dia e observar a química a sua volta.
A CONTRIBUIÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA QUÍMICA (BRASIL E GLOBAL) PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA: Apresentação do uso de produtos em diferentes áreas, tais como, saúde, materiais, corantes etc., que vieram da descoberta científica e que revolucionaram a sociedade.
A QUÍMICA DA VIDA: A origem da vida e a arquitetura celular. Substâncias Orgânicas e Inorgânicas inerentes a vida. Água, sais minerais, vitaminas, proteínas, desnaturação das proteínas, carboidratos, glicídios, lipídios, ácidos nucleicos, enzimas.
AMBIENTE E MATERIAIS DE FONTES FÓSSEIS E RENOVÁVEIS: Conceitos. Problemas ambientais. Preservação e conservação ambiental. Meio ambiente e sustentabilidade. Contaminantes em águas, solos e atmosfera, camada de ozônio e a emissão de gases. Combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural, hidrogênio e a célula combustível, etanol, gasolina) . Energias não renováveis e renováveis.
INTER-RELAÇÕES QUÍMICA-FÍSICA-BIOLOGIA-MATEMÁTICA: A vida obedece às Leis da Termodinâmica: Leis da termodinâmica e Funções de Estado.
O SETOR INDUSTRIAL QUÍMICO: as fontes de produtos químicos, os setores importantes da indústria química, plantas industriais, classificação dos produtos químicos, o processo químico, refino de petróleo e petroquímica, fabricação de produtos técnicos.
TECNOLOGIAS CONVERGENTES: nanotecnologia, biotecnologia, tecnologias de comunicação e informação e ciências cognitivas (neurociência). Definições, aspectos gerais, aplicações e impactos na sociedade. Indústria 4.0.
SUSTENTABILIDADE: conceito de desenvolvimento sustentável, química verde, princípios e processos industriais limpos, aproveitamento da biomassa renovável.
NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA: Conceitos, princípios, avanços, história, contextualização e geopolítica.
QUÂNTICA: A pré-história da nanotecnologia.
SEMICONDUTORES E OS LIMITES DA MICROELETRÔNICA: A versatilidade dos semicondutores. Dopagem: elétrons e lacunas sob medida. Barreiras de potencial e poços quânticos.
AVANÇOS E APLICAÇÕES: Usinando nanoestruturas. Laser de Poços Quânticos. Laser de Fios Quânticos e de Pontos Quânticos. Impacto da Nanotecnologia na Medicina. Disponibilizando Drogas de Forma Controlada. Nanotecnologia e o Meio Ambiente.
REFERÊNCIAS
- L. P., SCHNETZER, R. P. Função Social: O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, São Paulo, n. 4, p. 28-34, 1996.
- CHASSOT, Attico Inácio (1995). Para que(m) é útil o ensino? Alternativas para um ensino (de Química) mais crítico. Canoas: Ed. da ULBRA
- MÓL, G. de S. e SANTOS, W.L.P.; CASTRO, E.N.F de; SILVA, G. de S.; MATSUNAGA, R.T. ; SILVA, R.R. da; FARIAS, S.B.; SANTOS, S.M. de O. e DIB, S.M.F. Química na sociedade: Projeto de ensino de Química em um contexto social . 2ª ed. Brasília, Editora
- Noyori, The future of chemistry, Nature Chemistry 1, 5, 2009
- Galembeck, F.; Alquimia no Século 21, editorial J. Braz. Chem. Soc., 22, 195, 2011
- Molecules: The Elements and the Architecture of Everything (Inglês), 2016, Theodore Gray
- TOMA, H. E., Coleção de Química Conceitual: 1. Estrutura atômica, Ligações e estereoquímica; 2. Elementos químicos e seus compostos; 3. Energia, estados e transformações químicas; 4. Química de coordenação, organometálica e catálise. 5. Química bioinorgânica e Ambiental. Editora Blucher, SP. 2012.
- SANTOS, W. L. P. (coordenador); Química & Sociedade, Ed. Nova Geração, São Paulo, 2005.
- Estrutura da matéria: uma visão molecular. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, v. 4, 2001. http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/
- Novos materiais. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, v. 2, 2001.
- Bibliografia de artigos específicos e revisões da Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Virtual de Química e QNINT
- ANTUNES, A. (organizadora). Setores da indústria química orgânica. 1ed. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais Ltda, 2007. 242 p.
- SHREVE, R.N.; BRINK Jr., J.A. Indústrias de processos químicos. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois S.A., 1977. 714 p.
- GALEMBECK, F.; BARBOSA, C.A.S.; DE SOUSA, R.A. Aproveitamento sustentável de biomassa e de recursos naturais na inovação química. Química Nova, v. 32, n. 3, p. 571-581, 2009.
- LENARDÃO, E. J.; FREITAG, R. A.; DABDOUB, M. J.; BATISTA, A. C. F.; SILVEIRA, C. C. “Green chemistry” – os 12 princípios da química verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa, Química Nova, v. 26, p. 123-129, 2003;
- VAZ JR., S. Rumo a uma Química Renovável Brasileira a partir da Biomassa Vegetal. Revista Virtual de Química, v. 9, n. 1, p. 238-247, 2017.
- TOMA, H. E., Coleção de Química Conceitual: 1. Estrutura atômica, Ligações e estereoquímica; 5. Nanotecnologia Molecular – Materiais e Dispositivos.
- Estrutura da matéria: uma visão molecular. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, v. 4, 2001. http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/
- Novos materiais. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, v. 2, 2001.
- Bibliografia de artigos específicos e revisões da Química Nova, Química Nova na Escola, Revista Virtual de Química e QNINT.
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS PARA A PESQUISA EM ENSINO DE QUÍMICA – OBRIGATÓRIA – CARGA HORÁRIA: 60
Pesquisa em Ensino de Química: aspectos teóricos, epistemológicos e metodológicos. Reflexos da pesquisa em Ensino de Ciências em sala de aula. Normas de trabalhos científicos: artigo, monografia, dissertação e projeto de investigação em Ensino de Química. Análise de artigos, dissertações e teses de ensino de Química. Elaboração de proposta de organização do trabalho de dissertação.
REFERÊNCIAS
- CERVO, A. L.; SILVA, R.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 6ª Ed., São Paulo: Pearson Education, 2007.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho Científico. 23ª Ed., São Paulo: Cortez Editora, 2007.
- MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, v.30, n.2, 289-300, 2004.
- VASCONCELOS, S. M. R. O plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas. Ciência e Cultura, v.59, n.3, 4-5, 2007.
- PUNTAMBEKAR, S., GOLDSTEIN, J. Effect of visual representation of the conceptual structure of the domain on science learning and navigation in a hypertext environment. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 16, n. 4, 429-459, 2007.
- SCHEPMANN, H.G., HUGHES, L.A. Chemical Research Writing: A Preparatory Course for Student Capstone Research. Jounal of Chemical Education., v.83, n.7, 1024, 2006.
PESQUISA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO – OBRIGATÓRIA – CARGA HORÁRIA: 360
Após a conclusão da parte teórica os alunos deverão desenvolver um trabalho de dissertação, envolvendo, necessariamente, temas relacionados com atividades didáticas para o ensino médio. a Escolha do tema da dissertação deverá ocorrer obrigatoriamente até o terceiro semestre. Nesta etapa será analisada a proposta do trabalho de dissertação, avaliando os aspectos relativos à viabilidade teórica, metodológica e prática, bem como, a execução no prazo previsto.