II WORKSHOP DO PROFQUI – UFPR Caderno de Resumos

Participação do PROFQUI/UFRJ no XVII ENCONTRO REGIONAL DA SBQ-Rio
5 de dezembro de 2019

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional-PROFQUI é um programa de pós-graduação stricto sensu, semipresencial, com oferta simultânea nacional, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/UAB coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ),
reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Educação.

O Mestrado Profissional em Química (PROFQUI) é um curso voltado para professores do Ensino Médio atuantes na disciplina de Química diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação que atendam às exigências das Instituições Associadas para entrada na pós-graduação.
O PROFQUI tem como objetivo proporcionar formação continuada, qualificada e atualizada em Química, considerando-se os temas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e materiais didáticos que sejam relevantes para os professores em pleno exercício da docência na educação básica do país.

Em 2019, o PROFQUI-UFPR organiza seu segundo Workshop, conforme disposto nas normas internas do programa na UFPR e consiste em encontros realizados anualmente, durante os quais, discentes, docentes e pesquisadores da área convidados, se reúnem com o objetivo de apresentar e discutir os projetos em andamento dos alunos do programa, de modo
a contribuir para a estruturação de projetos consistentes e em sintonia com os objetivos e linhas de pesquisa do Programa.

Este Caderno de Resumos contém a Programação Completa deste Workshop e os resumos dos projetos de pesquisa a serem comunicados oralmente pelos mestrandos ingressantes em 2018.

Agradecemos a todos aqueles que colaboraram na organização e financiamento deste evento e esperamos que o evento possa contribuir de forma significativa para o desenvolvimento acadêmico dos participantes e aprimoramento do PROFQUI/UFPR.

Profa. Dra. Orliney Maciel Guimarães Coordenadora do PROFQUI-UFPR
(2018-2019)