PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Publicações 2022
Livros publicados/organizados ou edições
  1. Natalia Costa Rodrigues; Daniele Correia . A Química dos Solos: Uma perspectiva de Aprendizagem Ativa. 1ª. ed. , 2022. Link: Acesse aqui
Artigos completos publicados em periódicos
  1. COSTA, MAURÍCIO BRUNO DA SILVA ; DOS SANTOS, BRUNO FERREIRA . The conceptual profile of equilibrium and its contributions to the teaching of chemical equilibrium. Chemistry Education Research and Practice, v. 23, p. 226-239, 2022. Link: https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2022/RP/D1RP00039J
  2. Nathália J. Silveira, Jaqueline F. Sousa, Júnia F. Teixeira, Luís Antônio da Silva e Valéria A. Alves. Ensino de eletroquímica no ensino médio por meio de uma atividade experimental com abordagem de equilíbrios simultâneos de oxidorredução e de complexação. Experimentação no Ensino de Química. LINK: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc45_1/09-EEQ-67-21.pdf
  3. Adriano César Jerônimo da Costa, Fernando José Volpi Eusébio de Oliveira, Grazielle Tavares Malcher. Ensino híbrido e tecnologias digitais como suporte no processo de ensino e aprendizagem. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 21, Nº 1, 22-46. Link: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen21/REEC_21_1_2_ex1814_524.pdf
Publicações 2021
Livros publicados/organizados ou edições
  1. MULHERES CIENTISTAS: MARIE CURIE – LIVRO DE PASSATEMPOS. Link: Acesse aqui
  2. UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM A TEMÁTICA ESTEREOQUÍMICA EM PLANTAS MEDICINAIS: UMA PROPOSTA PARA ENSINO PRESENCIAL OU REMOTO. Link: Acesse aqui
  3. Tecnologias de Informação e Comunicação Como Estratégia de Mobilização Estudantil: Educação Libertadora e Protagonismo Para Estudantes Agentes de Transformação Social. Link: Acesse aqui
  4. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA MEDIADORA DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O EDMODO. Link: Acesse aqui
  5. A ARTE E O ENSINO DE QUÍMICA: PERCURSOS CRIATIVOS PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PERFORMÁTICA. Link: Acesse aqui
  6. Fabri, R. J. ; SENA, D. R. ; AMADO, M. V. . TEM QUÍMICA NO MUSEU? GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO MUSEU DE BIOLOGIA PROFESSOR MELLO LEITÃO. 1. ed. Vitória: Edifes, 2021. v. 1. 56p . Link: Acesse aqui
  7. COSTA JUNIOR, I. L. ; BOCARDI, J. M. B. ; LEDUR, S. M. . Proposta de sequência didática para o ensino de funções orgânicas usando o tema óleos essenciais e plantas medicinais como tema gerador. In: Renato Martins e Silva. (Org.). Temas em Debate: contextos educacionais. 1ed.Rio de Janeiro: Libroe, 2021, v. 2, p. 107-137. Link: Acesse aqui
  8. Pantano, G. ; Silva, C. S. da ; SAKAE, GEORGE HIDEKI . Brincando e aprendendo sobre pesquisa científica. 1. ed. Curitiba: , 2021. v. 1. 65p. Link: Acesse aqui
  9. Rossetto, Gislaine Penha ; Gregório, José Ribeiro ; RAUPP, DANIELE TRAJANO . A construção de unidade temática sobre poluição atmosférica baseada em metodologias ativas para o ensino médio. Ensino de Química em Revista – Volume 5. 5ed.Rio de Janeiro: Instituto de Química – UFRJ, 2021, v. , p. 126-161. Link: Acesse aqui
  10. OLIVEIRA, N. A.; MENDONÇA, A. G. R. . Químicaoke: o uso da música para ensino de química para surdos. In: Viviane Damacena. (Org.). Químicaoke: o uso da música para ensino de química para surdos. 1ed.São Paulo: vev editora, 2021, v. 1, p. 27-33. Link: Acesse aqui
  11. OLIVEIRA, W. C. ; CIRINO, M. M. ; SANTIN FILHO, O. . Utilização de recursos digitais em sala de aula de ciências: investigando a produção de significados. In: Gustavo Bizarria Gibin; Jackson Gois. (Org.). Formação Docente na Educação em Ciências: Concepções e Práticas. 1ed.Porto Alegre (RS): Editora Fi, 2021, v. 1, p. 106-139. Link: Acesse aqui
  12. CIRINO, MARCELO MAIA; Vezú, Caroline Oleinik . SALA DE AULA INVERTIDA UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA REAÇÕES ORGÂNICAS DE ADIÇÃO NO ENSINO TÉCNICO:. In: Ricardo Pereira Sepine; Sonia Aparecida Cabral. (Org.). Ciência, Tecnologia e Sociedade na Formação de Professores:. 01ed.Guarujá (SP): Editora Científica Digital, 2021, v. 01, p. 118-139. Link: Acesse aqui
  13. CASTRO, Bruna Jamila de. Química na Educação Básica: ferramentas teóricas e práticas. 1. ed. Londrina: Eduel, 2021. v. 1. 192p . Link: Acesse aqui
Artigos completos publicados em periódicos
  1. SÁ, CARLOS RODRIGO ARAVÉCHIA DE ; MORALLES, VAGNER ANTONIO ; BEGO, AMADEU MOURA . Modelo atômico de Thomson e o Ensino Fundamentado em Modelagem: uma intervenção no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-24, 2021. Link: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2942
  2. LISBOA, F. R. ; CARDOSO, A. L. ; VIEIRA, LIGIA M. . JOGO DIDÁTICO DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TABELA PERIÓDICA. Revista Mais Educação, v. 4, p. 578, 2021. Link: https://www.revistamaiseducacao.com/sumario-v4-n8-2021
  3. BEGO, A. M.; FERRARINI, F. O. C. ; MORALLES, V. A. . Ressignificação dos estágios curriculares supervisionados por meio daimplementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas. Educação Química en Punto de Vista, v. 5, p. 5-28, 2021. Link: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2530
  4. FREITAS FILHO, JOÃO R. DE; Freitas, K. C. S ; Silva, L. S. ; da Silva, R. D. ; PEREIRA DA SILVA RUFINO DE FREITAS, LADJANE ; Firme, R. N . SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS A PARTIR DA TEMÁTICA PLANTAS MEDICINAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES EM TEMPO DE PANDEMIA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 16, p. 403-420, 2021. Link: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1018
  5. ALMEIDA, Caroline Batistin da CruzGARCIA, A. R. S. M. ; SENA, D. R. ; AMADO, M. V. ; GALLETI, P. S. . APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NUMA ABORDAGEM CTSA NO DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇOES SOBRE DROGAS INALANTES. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 16, p. 96-125, 2021. Link: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/916
  6. REPPOLD, DANIELLE PRAZERES ; RAUPP, D. T. ; ROCKENBACH, L. C. ; SILVA, S. . A temática Automedicação nas aulas de Química Orgânica: Uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 5, p. 222-245, 2021. Link: https://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/2345
  7. PEREIRA, L. F. ; BARROSO, M. T. ; OLIVEIRA, -. F. J. V. E. . A metodologia ativa POGIL para a compreensão conceitual do equilíbrio químico no ensino médio. GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS, v. 16, p. 294-311, 2021. Link: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/16246
  8. ALMEIDA, F. G. ; Broietti, F. C. D. ; ARRIGO, VIVIANE ; ASSAI, N. D. S. . Integração entre o método Jigsaw e a experimentação investigativa para o estudo de cinética química. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, v. 2, p. 1-20, 2021. Link: http://sbenq.org.br/revista/index.php/rsbenq/article/view/27
  9. TAVARES, Y. V.; SOUZA, C. O. ; SOARES, M. M. ; MARTINHON, P. T. ; SILVA, C. R. S. ; SILVA, N. A. L. . Educação Ambiental Crítica para aprendizagem de Química empregando resíduos eletrônicos como Tema Gerador: impactos e perspectivas a partir da tríade consumo, legislação e logística reversa. https://doi.org/10.34117/ bjdv7n7 – 171, v. 7, p. 68684, 2021. Link: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32591
  10. ROSA, C. V. G. S. ; SILVA, Monique Gabriella Angelo da ; SOARES, C. J. S. . Utilização da ferramenta web powtoon para o desenvolvimento de animações didáticas no ensino de química. EDUCA – REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, v. 8, p. 1-12, 2021. Link: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6099
  11. DELAMUTA, B. H. ; COELHO NETO, J. ; SANCHEZ JUNIOR, SIDNEY ; ASSAI, N. D. S. . O uso de aplicativos para o ensino de química: uma revisão sistemática de literatura. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, v. 7, p. 1-15, 2021. Link: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1456
  12. AZEVEDO, E. M. ; PAULA, F. S. ; R. dos S. Malta, Valéria . Produção e uso do aplicativo QUIMILOL como recurso tecnológico educacional no ensino de química. Revista Educação Química en Punto de Vista, v. 5, p. 160-174, 2021. Link: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2703
  13. VELTRONE, L. A. ; CURSINO, A. C. T. ; CEDRAN, J. C. . MODELAGEM ATÔMICA: O ELO ENTRE EXPERIMENTAÇÃO E SIMULAÇÕES VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 16, p. 281-305, 2021. Link: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1012
  14. AZEVEDO, D. G. ; VIEIRA, L. M. ; Alves, Andréa Aparecida R. . Poluição atmosférica: uma temática para o ensino de química. Brazilian Journal of Development, v. 07, p. 19670-19682, 2021. Link: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25258/20141
  15. PETERLE, BIANCA RODRIGUES MARQUES; SIQUEIRA, BRUNO MAGELA DE MELO ; FERREIRA, ERNESTO CORREA; MOURA, PAULO ROGÉRIO GARCEZ DE . Entrelinhas entre os hiperlinks: Subliminar de uma nova forma de conceber aprendizagem. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e32710817492-13, 2021. Link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17492
  16. MORAES, J. J.SANTOS, B. F. . Ensinando Química em uma escola prisional por meio de uma sequência didática sobre ácidos e bases. Revista de Saberes: Ciências Biológicas, Exatas e de Humanidades, v. 01, p. 95-112, 2021. Link: https://periodicos.uff.br/revistasaberes/article/view/49625
  17. Leandro S da Silva, João R de Freitas Filho, Ronaldo D da Silva, Kátia C Silva de Freitas, Ladjane P da Silva Rudfino de Freitas, Ruth do Nascimento Firme. Sequência didática para o ensino de funções orgânicas a partir da temática plantas medicinais: limites e possibilidades em tempo de pandemia. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, 403-420. Link: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1018/869
  18. Afonso Feitosa Reis Filho, Bruno Silva Leite, Marcelo Brito Carneiro Leão. Jogo Thermo10 como Recurso Didático Digital para o Ensino de Termoquímica. Revista Ciências e Ideias, v. 12, n. 3, p. 265-277. Link: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/1711
  19. Paulo Eduardo Netto dos Santos, Carlos Alberto da Silva Riehl. Aplicação de uma Sequência Didática para o Ensino Médio na Temática Drogas através do Arco de Maguerez para a Desmistificação da Ciência. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 836-844. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210050
  20. Sérgio de Oliveira Freitas, Pedro Ivo da Silva Maia, Carla Regina Costa. Uma Proposta para a Abordagem da Tabela Periódica nos Cursos de Formação de Professores de Ciências e no Ensino Médio a partir do Tema Metais. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p.822-835, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210049
  21. Ezequiel Luiz da Silva, Simone Pereira da Silva Ribeiro, Roseli Martins de Souza, Michelle
    Jakeline Cunha Rezende. Aprendizagem Baseada em Problemas Utilizando a Avaliação da Qualidade da Água para o Ensino dos Conceitos de Teoria Ácido-Base e Soluções. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 812-821. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210048
  22. Francisca R. G. Lima, Fernanda Marur Mazze, Ana C. F. de Brito Pontes. Utilização de Experimentos Investigativos para a Identificação de Competências e Habilidades em Alunos de uma Escola de Ensino Médio do Estado do Ceará. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 799-811. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210047
  23. Thiago A. V. Garcia, Tania D. M. Salgado. Termoquímica em Quadrinhos: Uma Ferramenta Didática para o Ensino de Conceitos Químicos no Ensino Médio. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 788-798. https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210046
  24. Rosane F. P. Gonçalves, Luís Felipe C. Ramos, Cristiane Dinis Ano Bom, Paula M. L. dos Santos, Danielle M. P. de Oliveira. Utilização do Sal em Alimentos como Ferramenta para o Ensino de Química em Nível de Ensino Médio em uma Escola Estadual do Rio de Janeiro – Brasil. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 777-787. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210045
  25. Rochele da S. Fernandes, José R. Gregório. EsteQuiz – um Jogo Didático para o Ensino de Estequiometria. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 769-776. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210044
  26. Marlon Max dos Santos Silveira, Valéria Almeida Alves, Luís Antônio da Silva. Explorando as Potencialidades da Experimentação a partir de Células Eletrolítica e a Combustível como Recurso Didático na Sala de Aula do Ensino Médio. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p.756-768, 2021. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210043
  27. Geni dos S. Maria, Daniel das C. A. Ribeiro, Camila G. Passos, Maria do C. M. Alves. Experimentação como Estratégia para Abordar a Temática Nanotecnologia no Ensino Médio numa Perspectiva CTSA. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 747-755. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.202100XX
  28. Luan D. de Souza, Bárbara V. Silva, Waldmir N. Araujo Neto, Michelle J. C. Rezende. Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma Breve Revisão das Categorias e Ferramentas Disponíveis. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 713-746. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210041
  29. Leonardo Fillipe de Souza e Souza, Michelle Jakeline Cunha Rezende. O Ensino de Energia em Ciências: Breve Levantamento dos Trabalhos Publicados sobre o Tema. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 701-712. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210040
  30. Isaías Francisco dos Santos, Ivoneide de Carvalho Lopes Barros, Carla Verônica Albuquerque
    Almeida, Luciene Santos de Carvalho. A Música como Instrumento Lúdico na Aprendizagem das
    Interações Intermoleculares dos Compostos Orgânicos. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 684-700. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210039
  31. Gisele do Livramento, Daniel das C. A. Ribeiro, Nathália M. Simon, Lívia Streit, Camila G.
    Passos. Unidade Temática sobre Mineração do Carvão: Uma Proposta para o Ensino de Termoquímica com Enfoque CTS. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 675-683. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210038
  32. Éder Barros de Almeida, Roseli Martins de Souza, Simone Pereira da Silva Ribeiro. Uma Proposta de Ensino de Equilíbrio Químico através de Videoaula Utilizando uma Ferramenta de Aplicação Cotidiana. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 661-674. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210037
  33. Darléia Alessandra Posser Barboza, Aloir Antonio Merlo, Maurícius Selvero Pazinato. Plano Orientador “Grupos Cromóforos e sua Relação com a Cor”: Produto Educacional para uma Abordagem Experimental Investigativa da Química Orgânica no Ensino Médio. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 650-660. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210036
  34. Daniella Rodrigues Fernandes, Iromar Coelho da Silva Campos Júnior, Marcio Panta da Silva,
    Vanderson de Oliveira Araujo, Bárbara Vasconcellos da Silva, Nadja Paraense dos Santos,
    Michelle Jakeline Cunha Rezende. Energia Nuclear: Importância, Conceitos Químicos e Estrutura
    das Usinas Nucleares. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 635-649. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210035
  35. Angela Sanches Rocha, Eduardo Gullo Muller Lopes, Leonardo Vitor Belo Pazutti, Neuza de
    Almeida Araújo Vital, Priscila Tamiasso-Martinhon, Célia Sousa. Planejamento Pedagógico Reverso Aplicado ao Experimento “Método da Fronteira Móvel”. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 621-634. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210034
  36. Allan Rangel Campos, Waldmir Nascimento de Araujo Neto. Stop Motion e Semiótica na Criação Audiovisual: Elementos de uma Atividade com Estudantes no Ensino Médio. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 608-620. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210033
  37. Adriana Tavares dos Santos, Priscila Tamiasso-Martinhon, Célia Sousa, Angela Sanches Rocha. Educação Ambiental e Ensino de Química: Relato Docente sobre Atividades Pedagógicas para Abordar o Conteúdo Curricular. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, p. 595-607. DOI: https://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20210032
  38. Luiz Fernando Pereira, Marcia Teixeira Barroso, Fernando José Volpi Eusébio de Oliveira. As percepções dos discentes sobre seus produtos educacionais elaborados no mestrado profissional em química em rede nacional. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 3, n. 2, p. 694-704, 2021. Link para a produção.
  39. RIBEIRO, L. C. ; MOURA, P. R. G. ; KAUARK, F. S. ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÓRMULAS QUÍMICAS E NOMENCLATURA DE BASES E ÁCIDOS INORGÂNICOS NO ENSINO MÉDIO. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, V.16, N.1. 2021. Link para a produção.
  40. PEREIRA, L. F. ; BARROSO, M. T. ; OLIVEIRA, -. F. J. V. E. . A metodologia ativa POGIL para a compreensão conceitual do equilíbrio químico no ensino médio. GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS, v. 16, p. 294-311, 2021. DOI: https://doi.org/10.14483/23464712.16246
  41. SÁ, C.; MORALLES, V.; BEGO, A. Modelo atômico de Thomson e o Ensino Fundamentado em Modelagem: uma intervenção no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1-24, 1 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a17
  42. OLIVEIRA, J. E. S.; Leite, B. S. . Ensino Híbrido Gamificado na Química: O Modelo de rotação por estações no ensino de Radioatividade. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 16, p. 277-298, 2021. Link para o artigo.
  43. PEREIRA, J. A.; LEITE, B. S. Percepções sobre o aplicativo FoQ1 Química por estudantes de uma escola pública. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, p. e21001, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11227.
  44. Marlon M. S. Silveira, Richard H. Lima, Gabriel S. Bernardes, Valéria A. Alves, Luís Antônio da Silva. Células eletrolítica e a combustível confeccionadas com materiais alternativos para o ensino de eletroquímica, Química Nova, v. 44, n. 1, p. 118-127, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170626
Publicações 2020
Artigos completos publicados em periódicos
  1. Silva da Silva, A. L., de Guarçoni Martins, D. ., Garcez de Moura, P. R., & Santos de Medeiros Garcia, A. R. (2020). UM REFERENCIAL TEÓRICO ACERCA DO ÍON SÓDIO E SEU SAL DE PRINCIPAL OCORRÊNCIA COTIDIANA – O CLORETO DE SÓDIO – POTENCIALMENTE CONTRIBUTIVO AO ENSINO DE QUÍMICA. DI@LOGUS9(2), 41-56. https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i2.52
  2. Mayana Ferreira da Cunha, Thiago Henrique Barnabé Corrêa. A tabela periódica em fascículos: uma proposta de objeto educacional.  Educação Química en Punto de Vista. Link para o artigo.
  3. Claudinei Osorio De Oliveira, Alexandre Rossi, Evandro Roberto Alves. Ensino híbrido aplicado na revisão de ácido-base de Arrhenius no ensino médio. Educação Química em Punto de Vista. DOI: 10.30705/eqpv.v4i1.2383
  4. Bruno Pereira Diniz, Luís Antônio da Silva, Valéria Almeida Alves. Experimentação no Ensino de Células Galvânicas Utilizando o Método Jigsaw. Revista Virtual de Química. DOI: 10.21577/1984-6835.20200120
  5. PEREIRA, J. A.; LEITE, B. S. Um produto educacional para auxiliar na aprendizagem de Fórmulas, Equações e Modelo Matemáticas Aplicados na Química: o caso do aplicativo FoQ1 Química. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 4, n. 2, p. 4-22, 2020. Link para o artigo.
  6. ARAÚJO, S. A.; ROCHA, M. E.; SANTOS, M. O. Teaching chemistry to visually impaired students: Challenges and possibilities. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 57156-57177, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-21
  7. ARAÚJO, S. A.; SILVA, L. T.; LIMA, A. C. M.; ROCHA, M. E. Analysis and use of mobile applications without teaching and learning process of the Periodic Table. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 67056-67073, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-225
  8. BAZANI, E.J.O., BARRETO, M.S., DEMUNER, A.J., SANTOS, M.H., CERCEAU, C.I., BLANK, D.E., FIRMINO, M.J.M., SOUZA, G.S.F, FRANCO, M.O.K., SUAREZ, W.T., STRINGHETA, P.C. Smartphone Application for Total Phenols Content and Antioxidant Determination in Tomato, Strawberry, and Coffee Employing Digital Imaging. Food Analytical Methods, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s12161-020-01907-z
  9. JUNIOR, I.M., REIS, E.L., REIS, C., DAMASCENO, O.I.C., BRAATHEN, P.C. Uma Proposta de Robótica Educacional Aplicada ao Ensino de Titulações Ácido-Base. Revista Ponto de Vista, v. 9, n. 3, p. 75-94, 2020. Link para o artigo.
  10. SILVA, A.A.T., CATÃO, V., SILVA, A.F.A. Análise de sequência didática investigativa sobre estequiometria abordando a química dos sabões e detergentes. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 1256-1277, 2020 https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1256-1277.id736
  11. ALVES, C. L.; DE FREITAS FILHO, J. R.; FREITAS, K. C. S.; FREITAS, J. R. Elaboração e avaliação de mapas conceituais como estratégia de ensino no estudo das propriedades coligativas das soluções. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 15, p. 302-323, 2020. Disponível em Link para o artigo.
  12. RAUPP, D. T.; CAMPO, L. F.; LIMA, L. B. Abordando a temática poluição hídrica no ensino médio: uma proposta de sequência didática com foco nos contaminantes emergentes para o ensino de funções orgânicas mistas. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, p. 407-430, 2020. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10015
  13. ROCKENBACH, L. C.; RAUPP, D. T.; CAMPO, L. F.; REPPOLD, D. P. Estereoquímica em plantas medicinais: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino médio. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino. v. 4, p. 49-75, 2020. Link para o artigo.
  14. ROCKENBACH, L. C.; RAUPP, D. T.; REPPOLD, D. P.; SCHNORR, C. E. Uma revisão sistemática de literatura sobre as estratégias e temáticas para ensino de estereoisomeria. Research, Society and Development, v. 9, p. 1-27, 2020. DOI:10.33448/rsd-v9i11.10043
  15. SOUSA, E. G.; SANTOS, A. S.. Tecnologia no ensino de química: Uso de Webquest no Ensino Aprendizagem de Conservação de Alimentos. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 21687-21704, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-368.
Livros
  1. SILVA, L. T.; ARAUJO, S. A.; ROCHA, M. R. Análise e uso de aplicativos móveis utilizando a Tabela Periódica: Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica. Editora: Novas Edições Acadêmicas (October 22, 2020). ISBN-10 : 6202805129; ISBN-13 : 978-6202805124. Link para a produção.
  2. LEUENROTH, R. G. L.; RIBEIRO, J. S.; KAUARK, F. S. Estudando Soluções e Termoquímica Através do Rótulo de Produtos Alimentícios 1. ed. Vitória: Edifes, 2020. N°3, 84p. ISBN: 978-65-86361-32-2. Link para a produção.
  3. CAUS, J. L. V.; AVFN, RIBEIRO ; RIBEIRO, J. N. ; MOURA, P. R. G. . Funções Nitrogenadas na abordagem sobre ‘drogas’: Ensino de Química e Aprendizagem Significativa (AS). 1. ed. Vitória-ES:, 2020. v. 1. 78p .9786586361612. Link para a produção.
  4. BRIA, M. B. V. 50 baldes de urina e os compostos organofosforados; senta que lá vem história. Registrado os direitos autorais em blockchain, em 16/10/2020, sob chancela da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Link para a produção.
  5. MARCHON, A.; REZENDE, M. J. C. ; SILVA, B. V. Experimentos Culinários como Metodologia para o Ensino de Química no Ensino Médio. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto de Química – UFRJ, 2020. v. único. 94p . ISBN 978-65-00-07587-8. Link para a produção.
  6. SOUSA, E. G.; SANTOS, A. de S. Webquest como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Química: Elaboração, Aplicação e Análise de Webquest no Curso Técnico de Nutrição e Dietética. In: Jéssica Verger Nardeli. (Org.). Atividade de Ensino e de Pesquisa em Química 4. 1ªed. Ponta Grossa – PR: Atena Editora, 2020, v. 4, p. 171-177. ISBN 978-65-5706-111-4. DOI: 10.22533/at.ed.11420220615
  7. SILVA, I. C. Letramento na cibercultura: desafios de realizar videoconferência/vídeo aula construindo hipertextos em Época de Isolamento Social com Alunos do Ensino Médio In: Estratégias e Práticas para Atividades a Distância Vivências, recursos e possibilidades. 1 ed. QUIRINÓPOLIS-GO: EDITORA IGM, 2020, v.1, p.123-133. ISBN: 978-65-87038-14-8. Link: https://editoraigm.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Estrat%C3%A9gias-e-Pr%C3%A1ticas-para-Atividades-a-Dist%C3%A2ncia-Gercimar-Martins-Organizador-2.pdf
  8. Ferreira, Ernesto Correa – Amado, Manuella Villar – Sena, Denise Rocco – Soares, Ana Brígida – Amaral, Sandra Regina – Lima, Isabela Maria. O PROFESSOR PESQUISADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS, 2020. Editora: Appris, 311p. ISBN: 978-65-5820-059-8. Link: https://www.editoraappris.com.br/produto/4429-o-professor-pesquisador-no-ensino-de-cincias
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
  1. Luiz Fernando Pereira; Marcia Teixeira Barroso; Fernando José Volpi Eusébio de Oliveira. As percepções dos discentes sobre seus Produtos Educacionais elaborados no Mestrado Profissional em Química em rede nacional – 20º Encontro Nacional de Ensino de Química ENEQ Pernambuco – UFRPE/UFPE. Artigo-ENEQ-202o
Publicações 2019
Artigos completos publicados em periódicos
  1. Bruno P. Diniz, Alice S. Alves, Leandro C. Lemes, Luís Antônio da Silva e Valéria A. Alves. Experimentação no ensino de células galvânicas para o Ensino Médio. Química Nova na Escola. DOI: 10.21577/0104-8899.20160191
  2. PEREIRA, L. F.; MATIAS, T.; MOREIRA, D. R.; RIBEIRO, M. E. N. P. Investigação sobre a motivação dos graduandos do curso de licenciatura em Química para exercer a docência. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 14, p. 32, 2019. Link para o artigo.
  3. SANTOS, A. T.; TAMIASSO-MARTINHON, P. ; ROCHA, A. S. ; SOUSA, C. ; AGOSTINHO, S. M. L. Experimentação em sala de aula: resultados de uma atividade simples realizada no nível médio para ensino de condutividade elétrica. Scientia Naturalis, v. 1, p. 209-219, 2019. Link para o artigo.
  4. MUSSATO, R. L.; SILVEIRA, C. Metodologia Cooperativa no Ensino de Química: percepções de estudantes do Ensino Médio. Ensino e Multidisciplinaridade, v. 5, n. 1, p. 67-83, 2019. Link para o artigo.
  5. Maia, A. E.; Rocha, A. S.; Tamiasso-Martinhon, P ; C. Sousa. JOGO DIDÁTICO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS COMO LEGADO DISCENTE-DOCENTE-APRENDENTE. Scientiarum Historia (Impresso), v. 2, p. 1-9, 2019. DOI: https://doi.org/10.51919/revista_sh.v2i0.97
Livros
  1. ALMEIDA, P.S.G.; AMADO, M. V.; GARCIA, A. R. S. M.; ROCCO, D. S. . Guia didático a temática leite materno a partir da aprendizagem baseada na resolução de problemas: um guia didático para o ensino de química. 1. ed. Vitória: Edifes, 2019. N°. 1. 86p. ISBN: 9788582634776. Link para a produção.
  2. SALDANHA, L. D.; SILVA, B. V. ; REZENDE, M. J. C. Uma proposta metodológica usando o tema biodiesel para a química no ensino médio. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto de Química – UFRJ, 2019. v. 1. 36p. ISBN 978-85-61987-11-4. Link para a produção.
  3. SANTOS, A. T. ; TAMIASSO-MARTINHON, P ; ROCHA, A. S. ; SOUSA, C. Uma abordagem pedagógica sobre resíduos eletrônicos para promover a educação ambiental na escola. In: Felipe Santana Machado; Aloysio Souza de Moura. (Org.). Educação, Meio Ambiente e Território. 1ed. Rio de Janeiro: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 62-68. ISBN 978-85-7247-142-8. Link para a produção.
Publicações 2018
Artigos completos publicados em periódicos
  1. HERBST, M.H.; FILHO, A.R.M. Um Outro Olhar Sobre as Ligações Hidrogênio. Química Nova na Escola, v. 41, n. 1, 2018. DOI:10.21577/0104-8899.20160142
  2. SANTOS, A. T.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; ROCHA, A. S.; SILVA, C. R. S. Educação Ambiental: composição química de águas minerais relacionados aos elementos da tabela periódica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 13, p. 666-671, 2018. DOI: https://doi.org/10.18378/rvads.v13i5.6212