Professor premiado coordenador do PROFQUI do Instituto de Química da Unesp de Araraquara tem prática de formação de professores reconhecida por pesquisadora de Harvard

Mesa redonda sobre Mestrado Profissional em rede na SBPC regional
31 de março de 2019
Defesa da Primeira Dissertação do PROFQUI por Iterlandes Machado Junior – 13/4/2019
14 de abril de 2019

Nos dias 26 e 27 de março, o professor Amadeu Moura Bego, da Unesp/Araraquara e outros professores de diferentes universidades se reuniram no auditório do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) da FCC (Fundação Carlos Chagas) para refletir sobre a formação inicial dos docentes brasileiros. O encontro contou com a participação da pesquisadora parceira Katherine Merseth, professora sênior da Escola de Educação da Universidade de Harvard, nos EUA.

A atividade foi uma das ações desenvolvidas na segunda etapa da pesquisa “Ensinando professores a ensinar: um estudo sobre práticas formativas na formação inicial docente”, coordenada por Gabriela Moriconi, pesquisadora da FCC. Trata-se de uma parceria entre a FCC e a Universidade de Harvard, com o objetivo de contribuir para o debate educacional no Brasil ao investigar as práticas formativas inovadoras utilizadas por formadores em cursos de licenciatura.

Ao longo dos dois dias de discussão, Katherine ouviu atentamente os relatos das iniciativas desenvolvidas pelos 11 formadores presentes. Ela afirmou “estar impressionada com a qualidade do trabalho desenvolvido por eles”. Alguns desses projetos foram premiados e estão disponíveis na página do Prêmio, apresentados em detalhes na Série Textos FCC.

Para o professor Amadeu Bego, coordenador local do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e um dos vencedores do Prêmio na Edição de 2016, “participar do evento foi uma oportunidade singular em vários aspectos. Foi um espaço de congregação de professores formadores do Ensino Superior de diversas partes de nosso país com relatos de experiências didático-pedagógicas altamente inovadoras. Fato que propiciou a partilha de conhecimentos, experiências e vivências que podem ser incorporadas e multiplicadas em nossas práticas locais. Por fim, a participação da professora Katherine K. Merseth, uma profissional de vasta experiência com atuação em uma das universidades mais importantes do mundo, contribuiu para formação e, sobretudo, inspiração de todos nós que atuamos e militamos na formação de professores no Brasil”.

Gabriela explica que o encontro buscou reunir a equipe de pesquisadores, a parceira na realização do estudo, Katherine, e os formadores de licenciaturas de diversas localidades do país e que são sujeitos da investigação. “Foi uma oportunidade ímpar para aprofundar as discussões em torno dos achados da pesquisa sobre as práticas inspiradoras desses formadores, promover o contato e a troca de experiências entre eles e ouvir a professora Katherine, com sua longa experiência como formadora e diretora do programa de formação de Harvard”, avalia a pesquisadora da FCC.

Na foto, o registro do encontro que contou com a participação de Amadeu Moura Bego, da Unesp/Araraquara (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”); Ana Paula Bossler, da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro); Anselmo Lima, da UTFP (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Bernadete Beserra, da UFC (Universidade Federal do Ceará); Elton Castro, Jadir Gonçalves Rodrigues e Sônia Bessa, da UEG (Universidade Estadual de Goiás); Giovani José da Silva, da Unifap (Universidade Federal do Amapá); Maria Teresa de Moura Ribeiro, da Unitau (Universidade de Taubaté); e Mauren Porciúncula, da Furg (Universidade Federal do Rio Grande).

Link da matéria original publicação do site da FCC:

Mais informações sobre a pesquisa “Ensinando professores a ensinar: um estudo sobre práticas formativas na formação inicial docente”: