Chamada da SBQ para seleção de obras

3ª Jornada de Ensino de Química do CPII
6 de outubro de 2021
PROFBIO | Inscrições até 18 de outubro
14 de outubro de 2021

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas de obras originais de autores nacionais (professores e pesquisadores em Química e áreas afins), destinadas a estudantes e professores do Ensino Médio, como parte do programa da Sociedade Brasileira de Química que visa prover esses alunos e professores com livros de qualidade, em língua portuguesa, relacionados ao tema geral “Química Para o Desenvolvimento Sustentável”, valendo-se da experiência e excelência acadêmica da comunidade química brasileira. As propostas devem preferencialmente se enquadrar nos seguintes temas:

1. A) Energia limpa
  2. B) Biomassas brasileiras
  3. C) Agricultura sustentável
  4. D) Amazônia Azul
  5. E) Recursos renováveis da Amazônia
  6. F) Água limpa
  7. G) A indústria farmacêutica brasileira
  8. H) Reciclagem
  9. I) Resíduos industriais

O enquadramento em um tema diferente destes deve ser justificado, podendo ou não ser aceito pela comissão de avaliação.

O texto final previsto pela SBQ deve ter no mínimo 30 e no máximo 50 páginas A4, escrito em espaço duplo, fonte Times New Roman, e deve conter no máximo 8 figuras (de autoria própria sob declaração, imagens livres de direitos autorais – com comprovação, ou com autorização de reprodução já obtida). O livro deve ter no máximo 30 referências bibliográficas, apresentadas segundo regras da ABNT. Os textos devem ser de leitura fácil, a exemplo dos livros da série “Celebrando a Química” (http://quid.sbq.org.br/livros-colecao-quimica-cotidiano/)